Páginas

terça-feira, 11 de setembro de 2012

O Fantástico Mundo do Horário Eleitoral



          Ano de eleição é sempre a mesma coisa. Candidatos prometendo resolver todas as questões da saúde, educação, acabar com o desemprego etc. Jingles nos mais diferentes ritmos e estilos. Panfletagem em todos os lugares, e concorrentes “exóticos” na televisão afirmando ser a solução de nossos problemas.

            Bem... Se eles estão efetivamente preparados para assumir o cargo a qual se candidataram, se tem preparo e competência para isso, é algo que realmente devemos analisar e refletir friamente. Porém aqui iremos analisar de forma bem-humorada as figuras que estão aparecendo no horário eleitoral do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e São João de Meriti.

        Renovação. Essa é a palavra mais vista nas propagandas políticas dos candidatos a vereadores. Depois da Lei da Ficha Limpa parece que renovar e mudar são os verbos que ditam moda no horário eleitoral. 

Um novo jeito de fazer política! Com praticamente o mesmo sentido de “renovação” a frase vem sendo adotada pela a maioria dos candidatos como tentativa de convencer o eleitor de que tudo será diferente. Será?

O amigo do povo!  Não prometo, faço! Você conhece. você confia! Iremos encontrar estas frases aos montes no nosso horário eleitoral. É incrível ver, muitas das vezes, promessas sem coerência alguma que terminam nas celebres frases acima. 

(...)
            Não é de hoje que a sociedade brasileira vem enfrentando problemas na saúde, educação, transporte... Mas o fato interessante é que praticamente 90% de nossos candidatos prometem lutar por melhorias nestes setores e a pergunta que fica é, se toda a eleição mudanças fantásticas são prometidas, porque nada melhora?

(...)
            Apesar da falta de criatividade no aspecto das “promessas eleitorais”, não falta inovação nos slogans de alguns candidatos. Veja alguns exemplos:

Esse é do bem! - Leonardo Moura 20100 (PSC)

Para o Rio ficar legal mais esporte é fundamental Cleide Vital (PSDB)

O Rio precisa de mudança. Vote França! – França (PSDB)

Quer um cara legal? Vote em Bruno Pascal! – Bruno Pascal (PDT – Caxias)

Você quer tudo novo? Vote Dudu do Povo! – Dudu do Povo (PDT – Caxias)

Esse é limpeza! – Marquinho Desinfetante (Coligação PSD + PT do B – Caxias)

Ilumine seu voto! - Zezé da Luz (PMDB – Caxias)

A gente é quem faz! Vote em Eliane Novaes (PSC – São João de Meriti)

Viaje nesse sonho! – Márcio do Taxi (PR)

Eu acredito no sobrenatural de Deus! – Profª Carmem (PMDB – São João de Meriti)

E o melhor...
Vote em mim! Nem que seja de brincadeira. – Harry (PMDB - São João de Meriti)

            O lado criativo de nossos candidatos não se restringe ao slogan de campanha. Até o próprio nome pode receber esse influência quase que sobrenatural.

Poeta (PDT)
Su Careca (PDT)
Handerson Chicleteiro (PR)
China, estamos juntos (PSB)
Chapisco (PTB)
Kibe (PSD – Caxias)
Adail Coisinha (Coligação PSC/PTB- Caxias)
Wilson Perna Torta (DEM – São João de Meriti)
Eterna Merendeira (PSC – São João de Meriti)

             Ainda temos os candidatos que gostam de colocar substantivos em seu nome de campanha como do sacolão, da Kombi, do Pantanal, da farmácia, do taxi, da ótica, da poesia, do futebol, da padaria, do gás.

             A quantidade de Tias, Tios, Professores e Doutores também assusta. E além deles temos os líderes religiosos como os Presbíteros, Pastores e Missionários.

             Se não bastassem os anônimos, temos os “famosos” que tentam de algumas fora usar seu prestigio para conseguir um cargo público como o cantor Bebeto, a MC Bruninha, a presidente do Flamengo Patrícia Amorim e até o Charles Wikipédia.

Brincadeiras a parte, outubro esta ai e votação é sim coisa séria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário